Brasil tem potencial para colher 45% mais soja, diz Dr Alencar Zanon

AGROLINK - Aline Merladete
Publicado em 11/04/2024 às 15:27h.

Durante o Master Meeting soja 2024 realizado nesta semana em Cuiabá-MT, o engenheiro agrônomo e pesquisador doutor Alencar Zanon apresentou dados sobre o potencial de aumento da produtividade da soja no Brasil. Segundo o estudo, o país poderia colher até 45% a mais do que os 295,6 milhões de toneladas obtidos na última safra, se implementadas as técnicas de manejo adequadas.

O conceito de "lacuna de produtividade" foi discutido durante o evento, com Zanon explicando que se trata da diferença entre o máximo que um produtor pode colher em sua lavoura, com base em fatores como época de semeadura e cultivar escolhido, e o que realmente está sendo colhido. Essa diferença, conhecida como "yield gap", representa uma oportunidade significativa de aumento na produção.

Para reduzir essa lacuna, Zanon enfatizou a importância de melhorar o manejo de doenças, insetos, plantas daninhas e nutrição nas lavouras. Segundo ele, ajustes precisos nessas áreas poderiam resultar em um aumento de 1,7 toneladas por hectare na produtividade das áreas cultiváveis no Cerrado Brasileiro.

Além disso, o pesquisador destacou a necessidade de análises climáticas de longo prazo para determinar o potencial de aumento da produtividade da soja brasileira. Ao considerar dados meteorológicos dos últimos 15 anos e as características dos solos em diferentes regiões produtivas, é possível estimar de forma mais precisa os ganhos potenciais.

Anterior
Anterior

Notícias do exterior vão ditar o preço da soja

Próximo
Próximo

México proibe glifosato e vive incerteza