RN: Mais de R$ 260 mil serão destinados a agricultores familiares

    Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os agricultores familiares do Rio Grande do Norte receberão mais de R$ 260 mil para a comercialização de seus produtos. O recurso será destinado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aos projetos selecionados na modalidade de Formação de Estoques, que presta apoio financeiro para a constituição de estoques de alimentos por organizações fornecedoras.

    Ao todo, 33 pequenos produtores cadastrados em quatro organizações beneficiárias serão responsáveis por produzir cerca de 68 toneladas de alimentos. O recurso que será disponibilizado pela Conab apoiará os estoques de castanha-de-caju, polpa de fruta, arroz vermelho em casca e mel de abelha.

    As organizações selecionadas foram: a Associação Comunitária do Poço da Forquilha e Comunidades Circunvizinhas, do município de Janduís; Associação de Apoio do Projeto Santa Águeda 2 Irrigado, do município de Ceará-Mirim; Associação dos Agricultores do Sítio Rio Novo e Comunidades Adjacentes e a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável, do município de Apodi.

    O apoio à Formação de Estoques auxilia as pequenas organizações de agricultores familiares, visando agregação de valor à produção e sustentação de preços. Através dessa modalidade a Conab disponibiliza o recurso para que a organização compre a produção de seus agricultores, beneficie os alimentos e os mantenha em estoque próprio para posterior comercialização. A organização deve vender o alimento beneficiado no mercado convencional e devolver à União o recurso que lhe foi passado pela Conab, acrescido de encargos de 3% ao ano.

    — Agrolink

     

    Envie seu Comentário