Copom anuncia redução da taxa básica de juros

AGROLINK - Aline Merladete
Publicado em 21/03/2024 às 09:01h.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou nesta quarta-feira (21.03) , em sua última reunião, uma redução de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, fixando-a em 10,75% ao ano. A decisão reflete a perspectiva de convergência da inflação para as metas estabelecidas, considerando o cenário econômico nacional e internacional.

No âmbito global, a discussão sobre a flexibilização da política monetária nas principais economias tem gerado debates acalorados, enquanto a trajetória da inflação permanece uma preocupação. Os bancos centrais têm buscado conter as pressões inflacionárias e promover a estabilidade nos mercados de trabalho. No entanto, o cenário continua volátil, o que demanda cautela por parte dos países emergentes, conforme ressaltado pelo Copom.

Internamente, os indicadores de atividade econômica corroboram a expectativa de desaceleração econômica prevista pelo Copom. Embora a inflação ao consumidor tenha mostrado uma tendência de desinflação, as medidas de inflação subjacente permanecem acima da meta estabelecida. As projeções para os próximos anos apontam uma expectativa de inflação em torno de 3,8% para 2024 e 3,5% para 2025, conforme apurado pela pesquisa Focus.

O Copom destaca que, embora haja fatores de risco tanto para alta quanto para baixa, a conjuntura atual demanda uma postura cautelosa na condução da política monetária. A redução da taxa de juros visa não apenas à estabilidade de preços, mas também à estabilização da atividade econômica e ao estímulo ao emprego.

Anterior
Anterior

Grãos e soja sobem nos EUA

Próximo
Próximo

Restrição do acesso à água para irrigação