Restrição do acesso à água para irrigação

AGROLINK - Aline Merladete
Publicado em 21/03/2024 às 08:32h.

A escassez de água para irrigação emerge como uma questão crítica, não apenas para a produção de alimentos, mas também para a equidade social no campo. Em seu mais recente artigo, o pesquisador Lineu Neiva Rodrigues aborda os desafios enfrentados pela agricultura irrigada no Brasil e os impactos dessa restrição no desenvolvimento econômico e social.

A água, essencial à vida, é um recurso cujo acesso deve ser equitativo. No entanto, as políticas de outorga têm limitado significativamente o acesso à água para irrigação, exacerbando as disparidades sociais no campo. "É inviável um país se desenvolver de maneira efetiva utilizando menos de 5% de suas águas", enfatiza Rodrigues.

Com a agricultura irrigada emergindo como uma tecnologia estratégica para a segurança hídrica e alimentar, as restrições ao seu acesso representam um obstáculo significativo. A falta de água não apenas compromete a produção de alimentos, mas também perpetua a pobreza e a desigualdade nas regiões rurais.

Rodrigues argumenta que as políticas de outorga precisam ser aprimoradas para refletir as demandas variáveis da agricultura irrigada. "A quantidade de água demandada pela irrigação é altamente variável de ano para ano, o que torna a gestão desafiadora", destaca o pesquisador. Ele enfatiza a necessidade de um olhar sistêmico sobre o problema, envolvendo os usuários na discussão e compartilhamento dos riscos.

Além disso, Rodrigues ressalta a importância de uma gestão competente dos recursos hídricos, que promova a segurança hídrica sem incentivar o desperdício. Ele sugere que, com uma abordagem inclusiva e aberta à inovação, é possível atender às necessidades de todos os usuários sem comprometer a disponibilidade hídrica.

Anterior
Anterior

Copom anuncia redução da taxa básica de juros

Próximo
Próximo

Livro aborda papel do Brasil contra a fome