Vacas podem produzir insulina?

AGROLINK - Leonardo Gottems
Publicado em 04/04/2024 às 09:58h.

Um avanço revolucionário na produção de insulina humana pode mudar o jogo para milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de diabetes. Um estudo recentemente publicado demonstrou pela primeira vez que é possível gerar insulina humana através de vacas geneticamente modificadas.

Sob a liderança do pesquisador Matt Wheeler, da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, uma equipe de cientistas inseriu um segmento de DNA humano, responsável pela codificação da pró-insulina, nos núcleos celulares de 10 embriões de vaca. Esses embriões foram então implantados em vacas normais, resultando no nascimento de um bezerro transgênico após o desenvolvimento bem-sucedido de apenas um dos embriões modificados.

Após o amadurecimento do bezerro, os pesquisadores tentaram fertilizar a vaca geneticamente modificada sem sucesso. No entanto, utilizando métodos hormonais desenvolvidos pelo especialista em reprodução animal Pietro Baruselli, da Universidade de São Paulo, eles induziram a produção de leite. Este leite foi então examinado em busca de proteínas específicas.

Os resultados foram surpreendentes. Os cientistas identificaram massas moleculares semelhantes à pró-insulina e insulina humana, ausentes no leite de vacas não transgênicas. Isso sugere que as enzimas presentes no leite de vaca podem ter convertido a pró-insulina humana em insulina.

Essa descoberta tem implicações significativas para o tratamento do diabetes em escala global. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 150 e 200 milhões de pessoas no mundo necessitam de insulina para viver, mas apenas metade tem acesso a ela, principalmente devido a custos e falta de disponibilidade, especialmente em países de baixa e média renda.

Matt Wheeler, em um comunicado, expressou sua surpresa e entusiasmo com os resultados: "Nosso objetivo era produzir pró-insulina, purificá-la em insulina e começar a partir daí, mas a vaca basicamente realizou esse processo por si própria. A vaca produz cerca de três vezes mais insulina biologicamente ativa a partir da pró-insulina."

Ele continua: "A mãe natureza desenhou a glândula mamária como uma fábrica para produzir proteína de forma realmente eficiente. Podemos tirar vantagem desse sistema e produzir uma proteína capaz de ajudar centenas de milhões de pessoas pelo mundo."

Com essa nova abordagem, a produção em massa de insulina humana pode tornar-se mais acessível e econômica, oferecendo esperança para aqueles que enfrentam desafios no tratamento do diabetes. O estudo lança luz sobre o potencial das biotecnologias para resolver problemas de saúde globais e destaca a importância da colaboração entre diferentes disciplinas científicas para alcançar avanços significativos.

Anterior
Anterior

Preparação do solo potencializa a erva-mate

Próximo
Próximo

Prorrogação de dívidas rurais autorizadas: E agora?